A maioria acredita que um governante hoje futuro de um governo mundial (o anticristo) vai profanar um templo judeu reconstruído em Jerusalém durante a grande tribulação, que irá seguir a nossa segunda vinda do Senhor.
Mas o que diz a Bíblia?
As palavras "abominação da desolação" vêm de Mateus 24:15 e Marcos 13:14,
"Quando pois virdes que a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel, está no lugar santo, (aquele que lê, entenda:)"
"Mas, quando virdes a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel, estar onde não deve estar (quem lê entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes:"
Essas palavras são tiradas de ensino de Jesus no Monte das Oliveiras. Registro de Lucas do sermão nos diz que a abominação da desolação era verdadeiramente.
"E quando virdes Jerusalém cercada de exércitos saiba então que a desolação dela se aproxima." Lucas 21:20
Em vez de um anticristo futurista, Jesus disse claramente que eram exércitos vindos a tornar a cidade desolada. Porque os judeus crucificaram Jesus vicioso do ódio, Deus enviou exércitos para destruí-los. Ele ensinou isso em outros lugares também.
"De quem é fã na mão, e ele vai limpar a sua eira e recolher seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível". Mateus 3:12
"Eles disseram-lhe: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e vai deixar a vinha a outros lavradores, que deve lhe render os frutos em suas estações." Mateus 21:41
"Mas quando o rei ouviu isto, ele se indignou, e ele enviou os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade." Mateus 22:7
"Eis a tua casa vai ficar-vos deserta". Mateus 23:38
"Para o dia virá sobre ti, para que os teus inimigos te cercarão de trincheiras ao redor de ti, e te cercarão, e te guardarem em todos os lados, e determinará ti mesmo com o solo, e os teus filhos dentro de ti, e eles devem Não deixe em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação. " Lucas 19:43-44
Mateus e Marcos registrou as palavras de Jesus, cumprindo Daniel 9:26-27, que falou de um príncipe que vem para destruir a cidade eo santuário por causa da maldade dos judeus em assassinar o Senhor da glória. A profecia declarou que Deus havia determinado a desolações de Jerusalém até a sua consumação.
Lucas não escreveu, "de que fala o profeta Daniel," porque, explicou, numa linguagem clara a vinda do exército para destruir a cidade, definindo exatamente o significado de "abominação da desolação".
E Jesus prometeu tudo isso iria acontecer com essa geração de homens ímpios. Seu julgamento viria dentro de quarenta anos.
"Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam." Mateus 24:34
Uma vez que o julgamento seria tão grave, na sua desolação de Jerusalém, Pedro passou grande parte de seu sermão em Pentecostes alerta os fiéis sobre o assunto.
"E com muitas outras palavras deu testemunho e exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa". Atos 2:40
E com certeza, em 70 dC, o príncipe romano Tito trouxe exércitos e completamente destruiu Jerusalém e o templo e deixou-o completamente desolada, assim como Jesus tinha profetizado.
A abominação da desolação era o exército romano, que fez de Jerusalém desolada por sua maldade na perseguição e crucificação de Jesus Cristo. Isso é claro em todo o novo testamento!
Espero que os teólogos do cotidiano revejam minuciosamente os seus conceitos sobre escatologia, pois serão poupados de serem assemelhados a os falsos mestres que já existem e que proliferam pregando outro evangelho.